terça-feira, 1 de setembro de 2009

Tiradentes e são joão del rey

Tiradentes não possui a riqueza barroca de Ouro Preto e Mariana, mas posso dizer que é a cidade mais charmosa do circuito histórico. Com pouco mais de 7 mil habitantes e arquitetura colonial preservada, parece uma vila cenográfica, povoada por casinhas, sobrados, charretes e lampiões. Todos protegidos pela Serra de São José, vista de qualquer ponto da cidade.
Tombada em 1938 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a cidade ganhou destaque a partir da década de 80. Depois da morte de Tancredo Neves, em 1985, a vizinha São João del Rei, terra natal do político, entrou em evidência. O número de turistas ali aumentou. Pela maria-fumaça ou de carro, eles também chegaram a Tiradentes.
Alguns desses turistas se apaixonaram pela cidade e resolveram ficar. Como o diretor de televisão Yves Alves, que se mudou para lá antes mesmo do rebuliço provocado pela morte de Tancredo. Yves iniciou um processo para transformar Tiradentes num pólo cultural. Outros se juntaram a ele. Fecharam seus negócios, largaram seus empregos nos grandes centros e levaram um toque descolado para as ruas de pedra e os casarões. Assim surgiram os primeiros restaurantes de culinária internacional, os hotéis de luxo e o artesanato feito com material de demolição da Oficina de Agosto. Com o Festival de Gastronomia e a Mostra de Cinema, a partir de 1998, a cidade acabou de se firmar como um destino cultural.


Postado por Leonardo Lucas

Nenhum comentário:

Postar um comentário